Assembleia Geral da Adhilac no Congresso de Viena
Adhilac elege diretoria para o período 2014/2018.

A Assembleia Geral da Associçaõ de Historiadores Latinoamericanos e do Caribe (ADHILAC) reunida em Viena, na Áustria, no dia 21 de setembro de 2014, como parte das atividades de seu XI Congresso Internacional, escolheu uma nova diretoria para os próximos quatro anos. Como Presidente foi reeleito Sergio Guerra Vilaboy (Cuba) e como Secretária Executiva Beatriz Carolina Crisorio (Argentina). Para os cargos de vice-presidentes foram eleitos Johanna von Grafenstein (México), Elyseth Payne (Costa Rica), Angela Altagracia Fernández (República Dominicana), Christian Cwik (Áustria), Victor Jacinto Flecha (Paraguai), Jorge Elias Caro (Colômbia), Rosario Márquez (Espanha) e Vera Lucia Vieira (Brasil). Como Vogais do Secretariado Executivo, foram eleitos Hernán Venegas (Cuba), Anderson Brettas (Brasil) e Cristina Matteu (Argentina).

Durante a reunião foi feito um tributo à memória dos historiadores ligados à Adhilac que faleceram, Feliciano García, do México, e Oscar Loyola, de Cuba. Ainda na Assembleia, a proposta dos representantes da Universidade Nacional Autônoma de Santo Domingo (UASD), e da Fundação Global Democracia e Desenvolvimento (FUNGLODE), ambas da República Dominicana, foi aprovada a realização de seu XII Encontro Internacional, em 2018 neste país, sobre o tema das lutas estudantis na História da América Latina, a propósito do centenário da Reforma de Córdoba e do cinquentenário o massacre de Tlatelolco, no México.

O XI Encontro Internacional da Adhilac na Áustria foi dedicado ao Congresso de Viena e sua dimensão global, em comemoração ao evento ocorrido nesta cidade há duzentos anos, e se desenvolveu dos dias 18 a 22 de setembro últimos. A conferência inaugural foi realizada pelo ex-presidente dominicano Leonel Fernández Reyna, no edifício da Chancelaria austríaca, e o encerramento com a Aula Magna da Universidade de Viena que esteve a cargo do professor da Universidade de Yale, Immanuel Wallerstein.

No Congresso da Adhilac apresentaram trabalhos quase 200 pesquisadores de mais de quarenta países.



Publicado por ADHILAC Internacional © www.adhilac.com.ar e ADHILAC Seção brasileira www.adhilac-brasil.org
Tradução: Anderson Ferreira Brettas